Mobirise Website Builder

O IBRES assinou o Termo de Fomento nº 68/2022 no valor global de R$ 537.635,37 (quinhentos e trinta e sete mil, seiscentos e trinta e cinco reais e trinta e sete centavos) juntamente com a Secretaria de Esporte do DF para a execução do Projeto "Esporte&Ação Bombeiro Mirim".
Clique no link para acessar o documento que celebra esta parceria.

Sobre o Projeto

O Projeto Esporte&Ação Bombeiro Mirim, é uma iniciativa do IBRES em fomentar entre as unidades dos quarteis que atendem o projeto Bombeiro Mirim, com a realização de uma olimpíada interna, que será uma competição que acontecerá pela primeira vez no Distrito Federal, será uma das mais tradicionais entre os Bombeiros Mirins do CBMDF, nesta edição contará com as modalidades de Dama, Dominó, Queimada e Futsal, divididas por chaves, categorias de 7 a 9 anos , 10 a 12 anos e 13 a 15 anos com jogos.

Este projeto se insere no contexto atual pois, vivemos uma pandemia de sedentarismo como demonstram os dados científicos, atualmente as crianças e os adolescentes tem passado mais tempo em frente as telas (celular, tablet, etc) do que se movimentando, seja para praticar esporte, jogos lúdicos ou até mesmo se deslocando de um local para outro de forma ativa. O presente projeto se propõe a resgatar as atividades lúdicas e a prática esportiva de forma agradável, sem segregação, dando a todos a mesma oportunidade de participação nos jogos independente de sua capacidade motora.

A qualidade deste projeto será mensurada através da satisfação dos participantes. Iremos realizar uma pesquisa via google forms, onde as crianças e os adolescentes irão acessar via QR CODE uma lista de perguntas sobre o evento. As indagações serão a respeito da nota que elas dão ao evento, se elas indicariam para outras crianças a participação, o que elas melhorariam no evento, exemplo: qualidade do material esportivo, área onde ocorreu as competições, lanche distribuído, etc.

Os diversos interesses despertados pelo esporte, principalmente os que representam os altos investimentos financeiros, promoveram uma necessidade constante de formar novos atletas de maneira mais organizada e científica. Paralelamente, às grandes cidades passaram a perder seus espaços livres, que serviam de campos para crianças e adultos desenvolverem livremente suas habilidades esportivas, por conta do constante processo de urbanização das mesmas.

O esporte de forma amadora é um caminho natural para jovens que demonstram talento para uma determinada modalidade e um trabalho específico com essa finalidade surge como algo fundamental, ainda mais quando se leva em conta que a prática esportiva se apresenta como um instrumento de auxílio no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, além de favorecer a construção da cidadania.

Desta forma, é ainda mais relevante o desenvolvimento deste Plano de Trabalho, fomentado juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, e que certamente oportunizará aos bombeiros mirins a participação em competições amadoras e o aprimoramento do talento de jovens de nossas cidades de modo orientado e sem os vícios corriqueiros que tradicionalmente fazem parte das modalidades esportivas mais populares do mundo.

O projeto apresentado tem como iniciativa nobre, uma maneira sadia de canalizar a energia das crianças e adolescentes participantes do Projeto Bombeiro Mirim para o esporte, contribuindo assim para o seu desenvolvimento físico e intelectual.

Você pode acessar o Plano de Trabalho na íntegra, clicando no botão abaixo. O arquivo está em formato PDF.

Objetivos

GERAL
Realizar apoio ao projeto ESPORTE E AÇÃO DO BOMBEIRO MIRIM, promovendo a prática esportiva, fazendo com que as crianças e adolescentes desenvolvam uma visão coletiva, oportunizando o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável. Serão realizadas competições esportivas de diferentes modalidades, proporcionando assim diversão, trabalho em grupo, socialização e saúde para as crianças e adolescentes que fazem parte do projeto.

ESPECÍFICOS
● Promover competições esportivas de diferentes modalidades;
● Promover o incentivo ao desenvolvimento da prática esportiva, nos quarteis do CBMDF em especial junto às crianças dos projetos bombeiros mirins auxiliando no resgate da identidade e autoestima de cada um;
● Propiciar às crianças, jovens, adolescentes o conhecimento técnico, tático, disciplinar, solidário, de cooperação e de parceria para o trabalho em grupo;
● Integrar os participantes, treinadores, comissão técnica, família e comunidade, atendendo a nossa perspectiva de inclusão social;
● Incentivar a prática de esportes como alternativo contra as drogas e tempo ocioso, estimulando vida saudável e prevenção de doenças;
● Estimular a prática regular de atividades físicas;
● Promover a descontração e o relaxamento físico e mental. 


As cidades atendidas pelo Projeto são:
PARANOÁ, CEILÂNDIA, GAMA, PLANALTINA, BRAZLÂNDIA,
SÃO SEBASTIÃO, SAMAMBAIA, SOBRADINHO, NÚCLEO BANDEIRANTE,
SANTA MARIA, RECANTO DAS EMAS E ESTRUTURAL


O que o Projeto vai ofecer?

Serão realizadas Miniolimpíadas com todos os inscritos nas
12 regiões administrativas onde o Projeto será desenvolvido.

1

Dominó

2

Dama

3

Futsal

4

Queimada

As inscrições podem ser feitas diretamente nos Quartéis do Corpo de Bombeiros das 12 regiões Administrativas
Ou clicando no link

Created with Mobirise ‌

Free Web Page Designing Software