Oficina de
Cultura

O IBRES em conjunto com a Secretaria de Cultura lançou o Projeto que vai profissionalizar jovens e adultos em várias cidades do DF e entorno.

Mobirise Website Builder

O IBRES assinou o Termo de Fomento nº 59/2022 no valor global de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF para a execução do Projeto "Oficina de Cultura".
Clique no link para acessar o documento que celebra esta parceria.


Como uma das unidades da federação que mais investem em cultura, o Distrito Federal oferece oportunidades para aquelas pessoas que de algum modo queiram se capacitar em algum segmento ligado ao mercado da economia da cultura.
O quadradinho é um terreno fértil para o profissional que atua na área da cultura, além de existirem inúmeras oportunidades na localidade, quem busca conhecimento no setor, também pode enveredar por outros estados e setores econômicos. FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI


Conheça o Projeto

O PROJETO DE CAPACITAÇÃO - Oficina de Cultura tem o propósito de instigar nas pessoas, oriundas principalmente das cidades que receberão o projeto, o desejo de se profissionalizarem em um mercado promissor, ao mesmo tempo que gera conhecimento em cultura, independente da idade, mas que residam principalmente em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ao tempo que também oferece programação artística de qualidade a essas comunidades e fomenta os artistas locais.

A proposta tem o potencial de alcançar de maneira contundente o interesse dos jovens e adultos de algumas Regiões Administrativas (RAs) do DF que estão interessados em conhecer um pouco mais e/ou iniciar uma carreira que envolve a cadeia produtiva da cultura.
O projeto em tela oferece uma gama variada de oportunidades, podendo ser a porta de entrada para revelar um DJ, um gestor cultural, um fotógrafo digital, ou seja, profissionais para incrementarem um mercado que só cresce no DF e no país.


Estão previstas oficinas presenciais que alcançarão 2 Regiões Administrativas do DF, Sobradinho I e Riacho Fundo II.

Serão oferecidas no geral 150 vagas por cidade, distribuídas em 4 oficinas, sendo 30 vagas para cada uma das formações. Serão 10 dias de aula, com 3 horas/aula de duração por dia, para cada oficina somando 30 horas cada oficina. O curso se totaliza em 240 horas.

O conteúdo pedagógico de cada uma das oficinas será elaborado por profissionais selecionados com experiência em cada um dos temas ofertados. Esses profissionais terão cerca de uma semana para planejar estrategicamente a escolha da metodologia conforme a linguagem do público-alvo.

Ao final de cada formação nas cidades, será ofertado um show de encerramento para os formandos e toda a comunidade local, que contemplará um encontro dos DJs formados e pagamento de cachê para 4 artistas/bandas locais por cidade, com toda a estrutura necessária para o evento.

Todas as atividades estarão adaptadas para Pessoas Com Deficiência (PCD), desde a disposição do espaço das oficinas, intérprete de Libras, bem como de audiodescrição.
Em suma, com todas as atividades previstas, é missão do projeto promover a ampliação do acesso das comunidades aos bens e serviços culturais e incrementar a descentralização das políticas culturais e seus recursos.
Em 4 oficinas realizadas presencialmente, o projeto para além das cidades contempladas poderá também alcançar o público de outras cidades e entorno do Distrito Federal.

Você pode acessar o Plano de Trabalho na íntegra, clicando no botão abaixo. O arquivo está em formato PDF.

Detalhamento das Ações

O projeto terá duração total de 3 (três) meses, sendo que no primeiro ocorrem a pré-produção e início das atividades. Nos demais ocorrem respectivamente a continuação das atividades e no último mês a etapa de pós-produção.
Dessa forma, foram traçadas 3 (três) metas na estratégia de ação:
- 1) Pré-produção (preparação para implementação das atividades com a divulgação do projeto, abertura das inscrições)
- 2) Execução que é o início das atividades
- 3) Pós-produção com a elaboração do relatório final.
Visando nortear as estratégias de execução da proposta, as descrições das ações respeitam a sua cronologia. FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI


Os cursos de fotografia e DJ serão ministrados no período vespertino entre: 14h as 17h e os de Produção de eventos culturais e Elaboração de projeto pela noite, entre: 19h e 22h.


PROGRAMAÇÃO

  • Pré-produção (17/08/22 a 18/08/22)
  • - Contratação de equipe de trabalho;
  • - Reunião Geral de equipe, para analise da proposta, cronogramas de execução e financeiro. - Analise de conteúdo pedagógico;
  • - Organização do cronograma de aula;
  • - Criação da Identidade Visual;
  • - Criação do site;
  • - Criação das redes sociais;
  • - Criação de todo o material institucional como: vídeo de divulgação, folder digital, Banner, releases e outros;
  • - Criação de grupo de cada oficina no whatsApp com os inscritos para receberem instruções para se ingressarem nas aulas;
  • - Abertura das inscrições 16/08

  • Produção (19/08/2022 a 30/09/2022)
  • - Reunião de equipe de trabalho para distribuição e organização das tarefas;
  • - Produção e realização das aulas de segunda à sexta-feira;
  • - Aulas continuamente no período vespertino de 14h às 17h e noturno de 19h ás 22h;
  • - Divulgação nas redes sociais das vagas em aberto;
  • - Registro das oficinas para comprovação da documentação;
  • - Fazer lista de presença;
  • - Capacitar até 30 jovens e adultos, em cada oficina;
  • - Emitir o certificado para alunos que estiverem com no mínimo 75% de presença nas ministrações das aulas presenciais;
  • Realização dos shows.
  • Pós-Produção (01/10/2022 a 15/11/2022)
  • - Compilação de pesquisas e Relatórios
  • - Conferência de pagamentos e Notas Fiscais.
  • - Elaboração do Relatório de execução e financeiro
  • - Organização do clipping de imprensa
  • - Entrega da prestação de contas.
Programação das Oficinas
Sobradinho I

29/08 a 09/09/2022 - 1. Fotografia e vídeo pelo celular – 29/08 a 09/09 (dez dias) Horário: 14h às 17h Carga Horária: 30 horas Endereço: Estacionamento do St. Esportivo - Sobradinho, Brasília - DF, 70297-400, Brasília – DF.

2. DJ – 29/08 a 09/09 (dez dias) Horário: 14h às 17h Carga Horária: 30 horas Endereço: Estacionamento do St. Esportivo - Sobradinho, Brasília - DF, 70297-400, Brasília – DF.

3. Elaboração de projetos culturais – 29/08 a 09/09 (dez dias) Horário: 19h às 22h Carga Horária: 30 horas Endereço: Estacionamento do St. Esportivo - Sobradinho, Brasília - DF, 70297-400, Brasília – DF.

4. Produção de eventos – 29/08 a 09/09 (dez dias) Horário: 19h às 22h Carga Horária: 30 horas Endereço: Estacionamento do St. Esportivo - Sobradinho, Brasília - DF, 70297-400, Brasília – DF.

Riacho Fundo II

1. Fotografia e vídeo pelo celular – 12/09 a 23/09 (dez dias) Horário: 14h às 17h Carga Horária: 30 horas Endereço:

2. DJ – 12/09 a 23/09 (dez dias) Horário: 14h às 17h Carga Horária: 30 horas Endereço:

3. Elaboração de projetos culturais – 12/09 a 23/09 (dez dias) Horário: 19h às 22h Carga Horária: 30 horas Endereço:

4. Produção de eventos – 12/09 a 23/09 (dez dias) Horário: 19h às 22h Carga Horária: 30 horas Endereço:

- Reunião de encerramento das atividades

- compilação do material produzido pelos alunos

- disponibilização dos melhores trabalhos de fotografia digital no Instagram do projeto

- emissão dos certificados 

Made with Mobirise ‌

Free HTML5 Website Maker