Mobirise Website Builder

O IBRES assinou o Termo de Fomento nº 929090/2022 no valor global de R$ 849.996,94 (oitocentos e quarente e nove mil, novecentos e noventa e seis reais e noventa e quatro centavos) juntamente com o Ministério da Cidadania para a execução do Projeto de Atividade Física para Idosos - PAFI.
Clique no link para acessar o documento que celebra esta parceria.

Sobre o Projeto

Esse projeto fornecerá aulas coletivas e materiais individuais, visando promover um estilo de vida ativo e saudável para a população idosa a ser contemplada. Disponibilizara à pessoa idosa prática de atividades físicas no cotidiano e lazer; atividades recreativas, com o objetivo de propiciar um envelhecer com bem-estar físico e psicossocial. Atividades Físicas (Musculação com exercícios que fortaleçam a capacidade
física, mental e habilidade motora).

A musculação para idosos, embora seja uma atividade física que exija mais esforço do corpo, também é recomendada para melhorar a saúde e bemestar geral e pode ser feita por quem já passou dos 60 anos, desde que com acompanhamento especializado. Com a perda da massa muscular, a partir dos 40 anos, a musculação é uma das atividades mais indicadas para fortalecer o corpo, e garantir mais saúde para os idosos. Assim como acontece em outros tipos de exercício, é necessário fazer uma avaliação física e cardíaca para verificar ser a saúde está em dia e definir o ritmo ideal de atividades.

Quanto as aulas coletivas de ginastica localizada e musculação, essas serão realizadas logo após o fornecimento dos materiais destinados as modalidades. Para realização das aulas, serão contratados profissionais de educação física com experiencia no atendimento do presente público. As aulas serão ofertadas 2 vezes por semana e terão duração de uma hora cada, oportunizando assim, a melhora e a manutenção dos níveis de saúde por meio da atividade física. Tais atividades serão comprovadas mediante produção de relatórios, fotos, listas de presença e produção de um relatório final.

Para a prevenção de acidentes cardiovasculares e osteomusculares durante a intervenção, será exigido que o profissional responsável por ministrar a aula realize uma anamnese para investigação de doenças e comorbidades. Para isso, será recomendado a aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PARQ). O principal objetivo do PAR-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde do indivíduo que deseja ingressar em um programa de exercícios físicos. Em geral, o PAR-Q é constituído por
7 perguntas, sendo que as respostas devem estar condicionadas apenas entre o “sim” e o “não”. Caso a resposta seja “sim” para ao menos uma destas perguntas, o aconselhável é procurar um médico para um exame completo antes de começar a fazer exercício físicos.

Além das aulas, o projeto ofertará um total de 800 kits de materiais para o desenvolvimento das aulas. O projeto primará pela aquisição dos materiais na especificação, com a melhor técnica e melhor preço de mercado conforme especificações de cada produto a ser adquirido. Cada kit contará com os seguintes materiais para viabilização das aulas: 1 (um) tapete/colchonete em EVA, 1 (uma) garrafa - squeeze de água, 1 (um) bastão de PVC, 1(uma) Faixas Elásticas, 1 (um) par de Caneleira/ Tornozeleiras de1 kg, 1 (uma) toalha de rosto e 1 (uma) camiseta.

O projeto oferecerá aulas de segunda a quinta para um total de 800 idosos, através da formação de 10 turmas, com 20 alunos, nas cidades de Santa Maria, Gama, Ceilândia e Samambaia. As aulas terão frequência de 2 vezes na semana, duração de 60 minutos e poderão ser realizadas nos turnos: matutino, vespertino e noturno. O professor será responsável por ministrar as aulas para as10 turmas com o auxílio do monitor. Ressalto ainda, que às sextas-feiras, serão destinadas à coordenação pedagógica e reuniões da equipe técnica e pedagógica envolvidas no projeto, afim de detectar os pontos de excelência e os pontos a melhorar no trabalho desenvolvido no Termo de Fomento.

Você pode acessar o Projeto Técnico na íntegra, clicando no botão abaixo. O arquivo está em formato PDF.

Objetivos

GERAL
Implantar o Projeto de Atividade Física para Idosos do IBRES - PAFI., promovendo a prática de atividades físicas para a população idosa, com intuito de fortalecer, motivar e incentivar estilo de vida ativo, proporcionando o envelhecimento ativo e saudável a 800 idosos no DF. 

ESPECÍFICOS
● Promover educação voltada a saúde e mobilidade física da pessoa idosa, proporcionando assim uma maior interação social;
● Promover o hábito da prática de atividades físicas na população idosa;
● Oferecer para os idosos orientações com exercícios seguros e adequados levando em consideração as particularidades de cada idoso para prescrição dos exercícios. 


As cidades atendidas pelo Projeto são:
CEILÂNDIA, GAMA, SAMAMBAIA e SANTA MARIA


O que o Projeto vai ofecer?

Serão realizadas aulas coletivas com uso de materiais individuais, visando promover um estilo de vida ativo e saudável para a população idosa a ser contemplada.
E TEM MAIS, TODAS AS ATIVIDADES SERÃO
ACOMPANHADAS POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.

1

MUSCULAÇÃO

2

GINÁSTICA LOCALIZADA

As inscrições podem ser feitas clicando no link

Built with Mobirise ‌

Offline Site Creator